METAMORFOSE

METAMORFOSE
No IFSC Chapecó

terça-feira, 4 de maio de 2010

Qual o sentido da Avaliação Intermediária?


Semana passada nosso Campus realizou suas avaliações intermediárias. O Núcleo Pedagógico, junto com professores e coordenadores de curso, esteve presente em todas as turmas ouvindo como os alunos se sentem em seus cursos, e como os professores sentem seus alunos, objetivo? fortalecer uma cultura de participação democrática.
Antes desses encontros, porém, o Núcleo havia reunido os representantes de turma e enfatizado a importância da opinião dos alunos, visto que sua participação não era obrigatória. Afirmamos que era o momento de unir honestidade com bom senso, privilegiando a elaboração de sugestões.
Durante os encontros ficou claro como somos privilegiados por permitir uma nova condição de trabalho qualificados para número significativo de pessoas. O Campus fez bem, tivemos mais um exemplo da riqueza humana presente no IFSC Chapecó , seja entre alunos ou servidores.
Em outros momentos ficou claro que ainda existe espaço para amadurecer o processo de avaliação como forma de crescimento. Se alguns alunos superaram as expectativas com a seriedade das avaliações realizadas, outros mostraram que ainda não compreendem seu significado ou ainda não se sentem a vontade para avaliar.
Criar condições para a participação dos alunos nas escolhas feitas pelo Campus é uma responsabilidade e um sinal de maturidade, como nos brinda Paulo Freire:
“A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem. Não pode temer o debate. A análise da realidade. Não pode fugir à discussão criadora, sob pena de ser uma farsa”.

Alan Panizzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário